Verified

Água no Anchieta

18:36 Apr 15 2016 Edifício Liliana

Água no Anchieta
Description
Localizado praticamente aos pés da Serra do Curral o Anchieta é um bairro naturalmente abastecido por água em abundância. A chuva que incide na serra e também no bairro Mangabeiras corre espontaneamente para essa região, formando assim diversos rios e córregos que seguem seu curso, passando pela região central da capital até a chegada no Ribeirão Arrudas.
No entanto, ao longo do século passado, a ação antrópica fez com que todos esses cursos d’água fossem tamponados a fim de que se criassem novas vias para trânsito de automóveis, fazendo assim com que toda essa água passe hoje desapercebida pelos seus moradores. Somado a isso percebe-se que houve, concomitantemente com o fenômeno anterior, uma supressão quase que total da cobertura vegetal. Casas com amplos quintais ajardinados foram, e estão sendo, gradativamente substituídas por grandes edifícios com áreas de lazer quase que totalmente impermeabilizadas.
Toda essa situação torna-se evidente em dias de chuva forte. Os rios, que agora estão tamponados, não conseguem comportar todo esse volume de água. Volume este que era - em grande parte - infiltrada no solo que hoje está impermeabilizado, fazendo com que haja diversos alagamentos nessas ruas. Uma situação semelhante a muitas outras em toda a capital. Mas então, o que a torna especial?
Com toda essa abundância de água, o próprio solo acaba se tornando um grande reservatório e condutor da mesma. Uma água que provavelmente não é potável pela interferência antrópica, mas que brota espontaneamente no subsolo dos edifícios (imagem 01). Notadamente no edifício em que moro, convenientemente localizado no encontro entre os “rios” Odilon Braga e Francisco Deslandes (imagem 02). Um detalhe que não é de fato tão conveniente pela consequente instabilidade do solo (imagem 03), mas que pode inspirar uma medida paliativa ao consumo exacerbado de água tratada.
Essa água - que hoje é descarregada no sistema de captação pluvial (imagem 04) – pode ser utilizada para fins não potáveis, como descarga do vaso sanitário ou simplesmente para irrigação e lavagem de carros e pisos, o que poderia contribuir com a eficiência do sistema pluvial.
Additional Data
Nome: Bernardo



Features
Credibility: UP DOWN 0
Leave a Comment
Name:
Email:
Comments:
Security Code:
17 + 4 =

Additional Reports

Instabilidade do solo

19:53 Apr 15, 2016

Shopping Anchieta, 0.32 Kms

Águas Urbanas: Experiência Pessoal

18:33 Sep 12, 2016

Rua Quintiliano Silva, Santo Antônio, Belo Horizonte, Minas Gerais, 30330-240, Brazil, 0.35 Kms

Minha Experiência com a Água

20:34 Apr 18, 2017

Pio porto de Menezes - Luxemburgo, 0.76 Kms

Minha relação com a água - Sophia Guarnieri

04:52 Sep 09, 2016

Rua Pernambuco, Funcionários, Regional Centro-Sul, Belo Horizonte, 30130-004, Brazil, 1.17 Kms

Minha Relação com a Água

17:37 Apr 18, 2017

Rua Alagoas, 750, 1.53 Kms